* Postura autoritária do professor;
* Transmissão de conteúdos reprodutivos;
* Aluno não interage, só reproduz;
* Desenvolvimento de destrezas, não criação;
* Preparo para o mundo do trabalho;
* Incentivo à cópia.
ESCOLA TECNICISTA
* Prepara para o mercado de trabalho;
* Objetivo principal: ensinar a fazer;
* Originada nos EUA em 1950;
* Aparece no Brasil em 1960;
* Processos mecânicos
Objetivo: livre expressão;
Trabalho centrado na criança, privilegiando sua intuição, criação e inteligência;
Crianças reproduzem livremente, sem intervenção do professor.
* a análise de obras e projetos de arte;
* a história da arte;
* Vivenciar e compreender as linguagens da arte;
* Apreciar, refletir e fazer.
O que mudou em mim após estas leituras e reflexões?
Agora percebo o quanto a Arte é importante e deve estar permanentemente presente em sala de aula.
Não aprendi a admirá-la como Disciplina. Ela não era prazerosa e não tinha sentido.
Mas ela tem e a frase que mais me marcou das leituras foi “As novas tendências para o ensino da arte enfatizam um maior compromisso com a cultura e a história”.
Marco minha nova linha de pensamento com a obra de Picasso entitulada “Guernica”, que após a primeira aula presencial passei a compreender e admirar.
Cada obra de arte tem um foco, um objetivo, uma linguagem, uma forma...estarei mais atenta a isso e percebo que algo está mudando em mim sobre ela, a partir do momento em que fazer atividades desta disciplina finalmente tornou-se um prazer, com sentido e vital importância.
"Quando uma criança escuta, a história que se conta penetra nela simplesmente, como história. Mas existe uma orelha detrás da orelha que conserva a significação do conto e o revela muito mais tarde" Louis Paswels
MÚSICA
Já trabalhei com paródias, mas nunca tinha me ocorrido, como na primeira aula de música, propor a musicalização de poesias e pequenos versos (isso é uma forma de tornar mais prazeroso o estudo da poesia, visto que para cantar, é preciso interpretar).
O interessante é que através da música pode-se decidir que mensagem se deseja passar. Logo, um canto de amor, pode virar um deboche ou hipocresia e uma mentira descabida pode ganhar veracidade.
Estudar música, desfrutá-la, é expor sentimentos, curar dores, gerar entusiasmo, despertar a imaginação, ser diferente, fazer diferente, tornar diferente, expressar o que é, ser o que se é, sonhar o que pode ser, sonhar o que nã pode ser, conhecer o próprio corpo e a própria mente.
Música é magia, é obra de Deus.
Nenhum comentário:
Postar um comentário