sexta-feira, 2 de novembro de 2007

Contos de fadas


Nossa, assisti ao Shrek 3 e me diverti à beça.
Acho muito válido, como aprendizagem, a comparação entre os clássicos e releituras como esta.
Assistindo ao filme, com sua boa dose de realismo, fiquei me questionando sobre a origem de nossas pré-concepções, como "porque pessoas "feias" nos causam impacto negativo e a beleza nos passa a imagem de bondade e confiabilidade.
Ver a Fiona acordando e dizendo "Bafinho da manhã" ao Shrek pareceu um excelente contra-ponto às novelas com pessoas acordando "cheirosas" e maquiadas.
Ouvir Shrek dizer que as pessoas passaram a vida julgando-o por sua imagem e ele acreditando nas crenças populares ao invés de acreditar nele mesmo e por fim ele passou a perceber o seu potencial e acreditar nele, também achei bacana.
O desfecho do filme, mostrando que não é preciso haver vilões e mocinhos, mas ao contrário, podem todos unir-se em busca da conquista do bem-estar comum, achei uma grande lição.
Os erros cometidos, as gafes, a falta de composturas e as decisões mal tomadas, aliadas à idéia de que é possível dar a volta por cima, que ninguém é perfeito, mas pode esforçar-se em aprimorar-se e que não é a espera de um milagre (fazendo menção à Bela Adormecida, à Branca de Neve e à Cinderela que assumiram suas poses de donzela aguardando o resgate pelo Príncipe Encantado) que mudará nossas vidas.
Lendo a Bibliografia indicada em Literatura, fazendo menção à origem dos Contos de Fadas, percebi que a maior função deste estilo literário é fomentar a esperança, visto que em suas lições o bem sempre vence e o fraco supera seus medos e suas limitações perseverando.
Os Contos de Fadas foram criados, contados e reelaborados pela plebe, que entre um dia árduo e outro de trabalho, sonhava com um milagre que lhe assegurasse um vida mais digna e mais confortável.
Sempre gostei de questionar meus alunos quanto às mensagens das histórias e fomentar um debate sobre a dose de realismo delas, o que sempre rendeu excelentes resultados e filmes como Shrek trazem uma boa proposta de reflexão.


Informações sobre o filme
Se quiser saber mais ainda...
Se você e curioso para dedéu...vá à origem das coisas...

Nenhum comentário: