quarta-feira, 2 de abril de 2008

Avaliação do Eixo III


Existem aprendizagens que vocês só se deram conta durante essas duas etapas finais da avaliação? Quais foram essas aprendizagens?

Confesso que é muito chato gerar esses relatórios! Detesto. Dá um desespero...mas eles são imprescindíveis. Através deles repenso cada aprendizagem e percebo que retornarei à sala de aula com um prática muito mais qualificada e contundente. Até porque eles me servem como uma síntese de aprendizagem, que volto a ler.
Se não fossem eles, muito se perderia no processo. Repensar nossa prática, sermos forçados a apontar mudanças resulta em maior crescimento, firmeza de aprendizagens e consciência das assimilações.
Bem, mas a pauta não é essa.
Como escrevi acima, reforcei aprendizagens, mas confesso que na elaboração e preparação da apresentação oral não aprendi coisas novas. Repensei, voltei a refletir e reafirmei aprendizagens geradas e já registradas em meu portfólio.
Mas, aprendi coisas novas (e muitas!) ao assistir as apresentações das colegas e as intervenções dos professores.
A fala de uma colega (a Jéssica) não sai da minha mente. Ela, formada em Belas Artes, rebateu um pensamento antigo meu, de que seria fundamental antes da graduação todo educador cursar magistério para aprender a integrar conhecimentos, o que quem cursou esse Ensino Médio faz com facilidade. Inclusive me fez repensar a minha prática e a apresentação que eu tinha acabado de fazer. Ela disse que a gente fala tanto em interdisciplinariedade, que às vezes esquece que cada matéria tem conhecimentos específicos e acaba usando uma disciplina como ferramenta para a apendizagem de outras matérias. Eu fazia isso com Educação Artística.
Também tive acesso a projetos e atividades desenvolvidas pelas colegas com suas turmas, que me servirão como sugestão para a posteridade. A troca me foi muto mais válida que a minha reflexão solitária...

Um comentário:

Simone Bicca Charczuk disse...

Kelli, na tua postagem percebo que destacas como aprendizagem construída a partir da elaboração da Síntese a consciência do que aprendeste bem como o "reforço" do que foi estudado ao longo do semestre. Já na preparação/apresentação destacas o que aprendeste ao ouvir o outro. Gostaria de relatar mais alguma aprendizagem construídas nesse momento e que não apareceram nesse relato? Abração, Sibicca