domingo, 20 de abril de 2008
Ponderações Módulo 1 - Ciências
Carl Warner...fotos de paisagens a partir de alimentos...
...a naturalização do que comemos.
Como no momento não estou em sala de aula, resolvi buscar uma alternativa de tornar essa atividade interessante e divertida. Submeti pessoas de diversas idades, ao teste do desenho de representação.
Como já era de se esperar, por unanimidade, o mais difícil de representar foi o ácido, o átomo e o micróbio, por serem menos usuais e de certa forma “presentes”.
Observei desenhos de homens de 18 a 47 anos e de mulheres de 16 a 60 anos e a maioria representou a palavra “força” considerando a física, através de um desenho de um braço musculoso (cultura da masculinidade dominadora e potente). A palavra luz foi representada pela maioria utlizando o sol ( a estrela da vida). Quanto à árvore e coração, todos utilizaram a imagem culturalmente disseminada deles. Por unanimidade as estradas foram desenhadas vazias (sem pessoas, animais, árvores ou carros) e eram de pavimentação asfáltica, sugerindo o progresso. Curiosamente, todas eram subidas inclinadas para a direita. As células também ganharam a tradicional representação, tendo sido feitas como “um ovo frito”.
Fiquei impressionada a observar que diferentes faixas etárias, separadas por décadas, representaram da mesma forma palavras-chave. Após a leitura das bibliografias sugeridas, então, fiquei mais impressionada ainda.
Assisti numa oportunidade um filme político chamado “Mera coincidência”, onde num estúdio eram geradas imagens de uma guerra civil ilusória, para servir de campanha publicitária de um candidato a reeleição à presidência dos Estados Unidos. Sabemos que somos, mas não temos consciência do quanto somos manipulados pela mídia.
Há verdades absolutas tão intrinsecas em nosso dia-a-dia que passam despercebidas de nossa consciência. Que verdades, que cultura, que conhecimentos são esses que levam gerações de décadas diferentes a representarem pensamentos da mesma forma? Eu nunca questionei ou me dei por conta de que os reinos e classes nos reportem a uma formação de sociedade praticamente monárquica.
Sem perceber, ensinamos o fomentamos a dominação. A luz o que é? É o REI Sol.
Analisar os desenhos em conjunto, discutir o que representam, comparar as similaridades e diferenças, questionar o porquê daquela representação é um ponto de partida para um longo projeto. A partir das visões, debates e interpretações, pode-se iniciar um estudo sobre o mundo natural e a sociedade atual. Essa nossa visão deixou-me bastante motivada em iniciar um trabalho com essa área, que confesso, nunca havia explorado dessa forma.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário