CLASSIFICAÇÃO E SERIAÇÃO
Na visão de Piaget, o desenvolvimento cognitivo dá-se a partir da interação do sujeito com o conhecimento. Além disso, cada criança que aprender algo, organizará a aprendizagem do seu jeito, considerando aprendizagens anteriores. Ela precisa vivenciar, precisa de tempo para assimilar o que vivenciou.
Já para Vygotsky, a inteligência surge a partir do encontro da prática com a palavra. Para aprender a criança precisa dar um signo à aprendizagem, falar sobre ela, para amadurecer através de reflexões e troca, suas aprendizagens.
Eis um ponto inicial de reflexão sobre atividades sobre classificação e seriação.
E falando disso, o que se entende de classificar e seriar?
Classificar é agrupar considerando semelhanças de objetos
Seriar é ordenar a partir da análise das diferenças dos objetos.
Bem, realizando as minhas leituras dei-me por conta da existência da seriação visual (onde apenas olhando a criança reconhece as diferenças) e da seriação tátil (onde ela necessita tocar o objeto para perceber as diferenças).
Retomando as leituras sobre as fases de desenvolvimento cognitivo de Piaget, percebi que o resultado de um dos testes com crianças do segundo estágio (pré-operacional, de 2 a 6 anos) evidenciou que crianças pequenas não são capazes de lidar com problemas de ordenação ou de seriação, sendo incapazes de dispor varas de diferentes tamanhos em ordem crescente. Teoria que constatei durante o curso do Magistério com diversos testes. É no estágio operatório-concreto (de 7 a 12 anos) que a crinça torna-se capaz de realizar essas atividades.
No site http://penta2.ufrgs.br/edu/debora/seriacao.htm, menciona-se o fato de que a seriação já está presente na vida da criança desde o período sensório-motor, quando o bebê começa a brincar com torres e encaixes No mesmo site encontra-se a rica classificação disposta a seguir:
“A criança ao alinhar os objetos evidencia um processo de evolução da seriação, a saber:
FASE IA - não há nenhum ensaio de ordenação dos elementos (+ - 4 anos);
FASE IB - inicia a realizar pequenas séries incoordenadas dos elementos (+ - 5 anos);
FASE II- êxito na intercalação dos elementos, por tentativas (+ - 6 anos);
FASE III - êxito através da utilização do método sistemático- seriação operacional (+ - 7/8 anos).”
Já da classificação a criança começa a apropriar-se à medida que doina a fala, quando vai conhecendo os objetos, processo que não é simples. Minha filha de 2 anos chama tudo que tem quatro patas de “au au”. Após ver um passarinho, passou a chamar as aves de “piu piu”. Um dia, vendo um lagarto ela gritava “piu piu au au”. Risos. Mas ela soube clssificar e percebeu que aquele bicho não tinha semelhança com os outros e deveria por isso ter um nome diferente.
Concordando com a idéia de Zoltan Paul Dienes, gosto de deixar as crianças manusearem e brincarem livremente com os brinquedos para somente depois inlcuir regras. Utilizar blocos lógicos sob regras sem deixar as crianças antes explorarem, brincarem e descobrirem estas peças, não seria boa idéia.
Para concluir gostaria de registrar o interesse em conhecer o software "Fábrica Fantástica" e encerrar com uma citação extraída das Diretrizes da Educação Matemática das escolas públicas do Paraná "Embora ninguém tenha a obrigação de gostar de Matemática, nem de querer, todos têm o direito a uma educação matemática que lhes permita trabalhar em profissões que fazem uso intensivo de Matemática, assim como têm direito a uma educação matemática que lhes permita serem autores em sua vida social, e não apenas atores ou espectadores.”
Sites sugeridos e muito bons!
1. Etapas da seriação:
http://penta2.ufrgs.br/edu/debora/seriacao.htm
2. Conceitos matemáticos:
http://72.14.205.104/search?q=cache:g2GQoMK9Ux4J:www.cidadedoconhecimento.org.br/cidadedoconhecimento/index.php%3Fportal%3D480%26con%3Dp+classifica%C3%A7%C3%A3o+e+seria%C3%A7%C3%A3o&hl=pt-BR&ct=clnk&cd=1&gl=br
3. Reflexão sobre Educação Matemática e criação das Diretrizes para o Ensino desta Disciplina no Estado do Paraná:
http://72.14.205.104/search?q=cache:YDqN8KtN_FwJ:www8.pr.gov.br/portals/portal/diretrizes/dir_ef_matematica.pdf+classifica%C3%A7%C3%A3o+e+seria%C3%A7%C3%A3o&hl=pt-BR&ct=clnk&cd=8&gl=br
4. Mini-dicionário de Matemática elementar:
http://pessoal.sercomtel.com.br/matematica/fundam/diciomat/diciomat.htm
5. Construção de critérios de classificação pelas crianças (Excelente!):
http://www.veronicaweb.com.br/download/textoCLASSIF.pdf
6. Matemática na Educação Infantil:
http://72.14.205.104/search?q=cache:mivwG5cAgjwJ:www.icpg.com.br/hp/revista/download.exec.php%3Frpa_chave%3D0291cd6d726e8b4adbd6+classifica%C3%A7%C3%A3o+e+seria%C3%A7%C3%A3o&hl=pt-BR&ct=clnk&cd=25&gl=br
domingo, 20 de abril de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário